Lançado nesta temporada, novo Campeonato Brasileiro quer profissionalizar a modalidade

Por Rafael Lopes

Comentarista de automobilismo do Grupo Globo

Ultimate Drift. Essa é a primeira iniciativa para profissionalizar a modalidade, que ficou famosa nos cinemas, dentro da série “Velozes e Furiosos”. Chancelado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) como Campeonato Brasileiro da modalidade, a categoria vai realizar sua primeira temporada em 2020. Entretanto, por causa da pandemia do novo coronavírus, a primeira etapa do ano já foi adiada – seria em Curitiba, na Vila Capanema, nos dias 1º e 2 de maio.

– Estamos muito contentes em lançar o Ultimate Drift no Brasil. O projeto é resultado de anos de estudo. É um nicho de muito engajamento, promovendo o esporte a motor como show a preços acessíveis para pilotos, equipes e torcedores. Os números de audiência em mídia social são expressivos e esperamos repetir aqui o sucesso que o drift tem em mercados mais maduros, levando o automobilismo também para fora dos autódromos – disse Fabio Manfio, coordenador de operações.

E a categoria teve criatividade até diante do primeiro contratempo. Na última sexta-feira, ela apresentou seu campeonato de simuladores: o Ultimate Drift Games. Os pilotos regulares do novo campeonato, especialistas em automobilismo virtual e mesmo os fãs de velocidade poderão acelerar, derrapar e realizar suas manobras pela plataforma Assetto Corsa. O campeonato virtual vai começar antes do real.

Qualquer fã da modalidade está elegível para competir no Ultimate Drift Games. É um evento que se destina a qualquer pessoa que tenha o jogo instalado. A inscrição será feita no site www.ultimatedrift.com.br, no valor de R$ 20 por etapa. Os inscritos para o todas as quatro etapas do campeonato virtual ganharão ingressos para as etapas reais do Ultimate Drift que acontecerem neste ano. Não há limite de inscritos. As eliminatórias serão realizadas durante a semana e, assim como nos eventos reais, avançam para as finais, aos domingos, 32 competidores.

O vencedor receberá como prêmio um dia pilotando um carro de drift profissional e competirá contra um piloto oficial da Ultimate Drift. Os competidores mais bem colocados em cada etapa do Ultimate Drift Games vão ganhar acesso especial aos carros e pilotos reais nos eventos. Todas as provas serão transmitidas ao vivo por streaming. Além da série aberta ao público, o Ultimate Drift Games terá uma disputa exclusiva para os pilotos regulares do Ultimate Drift.

O que é o Ultimate Drift?

Categoria que veio profissionalizar o drift no Brasil, ela terá seis etapas nas principais cidades do País, realizadas em estádios e outras instalações aptas a grandes eventos. Serão 37 carros inscritos para a pré-qualificação. 32 avançam para a chave final e daí acontecem as batalhas eliminatórias. Os carros competem em dupla, se alternando entre os papéis de líder e perseguidor. A trajetória obrigatória compreende uma série de requisitos técnicos que são avaliados por um corpo de juízes.